domingo, 2 de janeiro de 2011

Exagerou nas festas? Aprenda uma dieta que ajuda a desintoxicar o organismo

Conheça os alimentos que fazem o fígado funcionar melhor e livrar o corpo de sustâncias nocivas como álcool e gorduras.


Getty Images  /.

Consumir alimentos naturais ajuda a limpar o corpo para 2011

Os excessos de fim de ano trazem junto a culpa e a vontade de promover uma limpeza geral no organismo. Para começar o ano bem, nada melhor do que fazer uma dieta de desintoxicação, que promete ajudar o corpo a eliminar substâncias nocivas,  consumidas em excesso nas festas.

Segundo a nutricionista Isabel Jereissat, a melhor maneira de promover essa desintoxicação do fígado é evitar produtos industrializados e consumir alimentos naturais, como frutas e verduras. Alguns em especial, ajudam nesse processo.

“Couve-flor e brócolis são ricos em glucosinolatos, que aumentam a produção de enzimas que participam dessa limpeza do fígado. Os sucos de laranja, limão e as nozes, castanha do pará e amêndoas são alimentos que ajudam a combater os radicais livres”, explica a nutricionista.

Isabel lembra ainda que a ingestão de álcool, comum nessa época, também provoca desidratação e perda de potássio. “É importante beber água de coco, sucos e água”, ensina, alertando que a velha crença popular de tomar coca-cola para combater uma ressaca só vai piorar a situação. “Coca-cola, café e mate têm efeito diurético e desidratam mais”, avisa.
Segundo a nutricionista, os famosos programas de jejum, que recomendam passar dias a base base de xarope, limão e pimenta, acabam tendo o efeito contrário. "Essas dietas provocam um stress ainda maior no organismo e têm o efeito oposto", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário