Dicionário fashion: o que é cada década da moda?

Entenda como as roupas e celebs de antigamente influenciam as tendências do momento
Você sabe quais as principais tendências de cada década? Descubra como as peças e divas do passado ainda influenciam o que está no seu guarda-roupa hoje!

Reprodução e Getty Images
Anos 20

Conhecida também como os Anos Loucos, a década de 20 foi marcada por peças de tecidos leves, como a seda, que permitiam os movimentos rápidos do Charleston. Aqui, aparecem as melindrosas com seus vestidos com franjas e muitas voltas de pérolas.

Ícone fashion: Coco Chanel

Peças-chave: colar de pérolas, vestido de franjas, sapato de bico redondo, cintura baixa, chapéu cloche.

Como aparece hoje: em vestidos com drapeados ou plissados na saia, como este usado por Rachel Bilson, nas sapatilhas bicolor, em vestidos de franja, no corte chanel.

Anos 30

A crise de 1929 foi determinante para reduzir a empolgação também na moda, que se tornou imediatamente mais comportada, feminina e acessível: surgiam as peças de algodão, os shorts para a praticar esportes e, nas festas, os vestidos com decote nas costas - que se tornaram o novo símbolo de sensualidade.

Ícone fashion: Marlene Dietrich

Peças-chave: casaco com pelos na gola, shorts, saia mídi, cardigã.

Como aparece hoje: em cardigãs sequinhos, calças de corte reto e impecável, casacos elegantes, shorts de cintura alta e, claro, em vestidos de decote poderoso nas costas, como o de Anne Hathaway.

Anos 40

A moda dessa década tem muita influência militar por causa da Segunda Guerra Mundial: aparecem os trench-coats, além de tailleurs e casaquinhos de tweed, que deixam as mulheres mais chiques quando entram no mercado de trabalho.

Ícone fashion: Katharine Hepburn

Peças-chave: tailleur, casaquinho de tweed, lenço Hermès, trench coat.

Como aparece hoje: o trench-coat continua forte, especialmente para deixar os dias de chuva muito mais chiques. Kate Middleton ama usar o casaco como vestid

Anos 50

A guerra acabou e, assim, retorna o dinheiro e o glamour! O "New Look" da Dior é grande referência de moda feminina: cintura marcada, saia godê, calça corsário e tons pastel.

Ícone fashion: Audrey Hepburn

Peças-chave: saia godê, cinto fino, sapatilhas, calça corsário.

Como aparece hoje: a cintura marcada continua sendo um ótimo truque para afinar a silhueta. E repare como Katy Perry ficou diva toda em vermelho com essa saia godê!
Anos 60

Ao som do rock'n'roll de Elvis Presley, a moda passa a ser cada vez mais influenciada pelo comportamento rebelde dos jovens. Eles queriam criar um estilo próprio, com peças ousadas como a minissaia! 

Ícone fashion: Twiggy

Peças-chave: minissaia, jeans, jaqueta de couro, calça cigarrete, estampas psicodélicas, vestido tubinho.

Como aparece hoje: depois dos anos 60, a minissaia nunca mais desapareceu, assim como os vestidos tubinho, como o de Chloë Moretz. As camisas sem gola agora podem ser usadas por fora da calça ou saia.

Anos 70

É a década influenciada pela moda confortável dos hippies: as franjas ressurgem em peças largas, os saltos são plataforma e as calças, pantalona. Tudo bem relax!

Ícone fashion: Brigitte Bardot

Peças-chave: calça pantalona, calça de couro, sapato de plataforma, poncho.

Como aparece hoje: as franjas agora estão também em acessórios, como esta bolsa linda de Nicole Ritchie, que adora este estilo, agora chamado de boho-chic. E nada está mais em alta que a calça de couro, né!?

Anos 80

É a década das extravagâncias, exibidas nas roupas e nos cortes de cabelo. A ginástica se torna febre e, com ela, a moda esportiva ganha força.

Ícone fashion: Madonna

Peças-chave: legging, moletom, manga morcego, brilho.

Como aparece hoje: em visuais com color block, como o vestido tomara que caia bapho usado por Rihanna. As cores neon também parecem que vão voltar com tudo no verão 2013!

Anos 90

Bem menos chamativa que a década anterior: as roupas tem cortes retos e cores neutras, como o branco, preto e cinza. O grunge faz a cabeça dos jovens e o estilo largado toma as ruas.

Ícone fashion: Kurt Cobain

Peças-chave: camisa xadrez, coturno, jeans rasgado, camiseta branca.

Como aparece hoje: ainda bem semelhante ao usado na década de 90, ou seja, prezando pelo conforto. Ashley Benson mostra que não precisa de muito mais para criar um look grunge lindo!

Anos 2000

O estilo confortável dos anos 90 ainda permanece, mas de um jeito muito mais sexy. A calça jeans é bem mais justa e baixa, para a barriguinha ficar à mostra.

Ícone fashion: Britney Spears

Peças-chave: jeans skinny, tênis All Star, camiseta baby look.

Como aparece hoje: a blusa cropped e os sneakers estão súper em alta. Miley Cyrus ama este estilo!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROMOÇÃO / BOTICARIO MATCH

DIÁRIO DE UM BANANA/ COLEÇÃO COMPLETA

ESMALTE COLOR TREND EFEITO PONTILHADO