domingo, 28 de abril de 2013

Sucesso na TV americana, chef Isa Souza ensina o 'suco seca barriga'


Isa Souza posa para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)Isa Souza 
Não se deixe levar pela primeira impressão. Isa Souza não é americana, apesar do sotaque carregado. A chef de cozinha que tem chamado atenção nos Estados Unidos à frente do programa "Isa Vida y Sabor" é brasileira. A gaúcha passou por grandes transições em sua trajetória: de advogada passou a ser chef e acabou caindo na televisão.
O programa, que já está em sua terceira temporada, é voltado para o público latino e reúne receitas desenvolvidas por Isa para quem quer comer com qualidade, mas sem perder o sabor. “Meus três pilares são: cozinha fácil, saudável e saborosa”, explicou a chef, ementrevista exclusiva ao EGO, durante uma visita a São Paulo. De quebra, Isa ainda ensinou duas receitinhas incríveis: um suco verde que seca a barriga e torradinhas integrais com claras mexidas e ervas. Confira a entrevista:
Isa Souza posa para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)Isa Souza :)
Que caminho você percorreu até conquistar seu espaço na TV americana?
Eu tenho mestrado em direito europeu. Sou advogada. E o tempo que passei por lá acabou alimentando uma paixão antiga pela gastronomia. Fazia muitos cursos, roteiros gastronômicos. Porém, só quando fui morar nos Estados Unidos é que deixei meu coração falar mais alto. Por questões pessoais fui parar em Miami. Tomei um choque quando soube que para exercer minha profissão teria que fazer mais uma vez a faculdade. Entre voltar a estudar e começar uma nova jornada, escolhi a segunda opção. Queria algo mais dinâmico.
E qual foi o primeiro passo?
Comecei a pensar no que poderia fazer, por onde começar, porque na idade em que estou não dá para ficar só nos planos, quero executar. Aí me questionei: 'o que eu faço de melhor?' A resposta foi imediata: eu cozinho muito bem. Foi assim que começaram os encontros com as amigas e noivas, onde eu ensinava a cozinha. Depois disso, fazia doces para vender. Me sentia últil. Foi quando eu me ofereci para fazer os doces da festa de uma amiga que um produtor me descobriu. Ele queria que eu participasse de um reality show. Não topei a princípio, quis fazer um piloto antes. Acabei não participando do programa, mas levei o vídeo que fiz e minha experiência para uma produtora de um diretor amigo meu. Depois de seis meses, quando me julguei pronta, comecei no 'Isa Vida y Sabor'."
Isa Souza posa para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)A chef brasielira tem um programa de TV nos EUA
O programa  já está na terceira temporada. Como tem feito para não cair na mesmice?
Temos uma fórmula que é a culinária apoiada em princípios. Meus três pilares são: cozinha fácil, saudável e saborosa. Isso já permite trabalhar com criatividade. Fora isso, para a nova temporada o programa vai percorrer diversos países mostrando não só a gastronomia, mas a história, cultura e o turismo.
E como trabalhar com comida e ainda manter a forma? Qual o segredo?
"Mesmo quem trabalha com comida deve ter um equilíbrio. O que as pessoas devem ter em mente é que você não precisa comer tudo o que prepara na TV. Eu sei exatamente o que o meu corpo precisa. Tomo café com açúcar, por exemplo. Não gosto de adoçante, mas eu preciso ter cuidado com a quantidade. É realmente uma questão de equilíbrio."
E quando sabe que engordou ou que é hora de começar a dieta?
"Tenho um termômetro: um jeans de quando tinha 15 anos. Se ele está apertado é hora de fechar a boca."

Abaixo, a chef ensina duas receitas simples e rápidas para quem quer, como ele, manter a forma sem perder o sabor:
Isa Souza posa para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)Isa Souza prepara seu "suco seca barriga" 
Suco verde seca barriga:
Ingredientes:
1 xícara de chá de talo de aipo
Suco de 2 limões
1 xícara de chá de água de coco
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador. Coa e beba na hora.

Isa Souza posa para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)As torradinhas light de Isa
Torradinhas integrais com claras e ervas:
Ingredientes:
2 claras de ovos
1 colher de chá azeite de oliva
1 colher de chá de ervas da Provance
sal e pimenta do reino a gosto
1 ou duas fatias de pão integral
Modo de preparo:
Em uma frigideira pequena e aquecida, adicione as claras. Imediatamente tempere a gosto e adicione as ervas. Sirva as claras sobre as fatias de pão.

Isa Souza posa para o EGO (Foto: Iwi Onodera/EGO)A chef Isa Sousa posa para o EGO durante uma visita a São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário