COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A TEREM AUTONOMIA.

'MÃE,VOU VIAJAR COM A TURMA,TÁ'?- CLAUDIA,14 ANOS
'PAI, QUERO UM SMARTPHONE DE ANIVERSÁRIO'. GABRIEL,6 ANO  
'POR QUE EU NÃO POSSO IR SOZINHO ATÉ A PADARIA'?- PEDRO,7 ANOS


QUE PAI NUNCA TITUBEOU DIANTE DE PEDIDOS OU PERGUNTAS COMO ESSAS? A CABEÇA COMEÇA A GIRAR RÁPIDO: ELES TÊM IDADE E RESPONSABILIDADE PARA ISSO? E SE ALGO ACONTECER? ATÉ QUE PONTO SOLTAR OU PROTEGER?
VER UM FILHO CRESCER,AMADURECER E TORNAR-SE CAPAZ DE DECIDIR SEU DESTINO DE FORMA CONSCIENTE,RESPONSÁVEL,SAUDÁVEL É O DESEJO DE TODO PAI. E, PARA QUE ISSO OCORRA, HÁ UMA COMPETÊNCIA ESSENCIAL QUE PRECISA SER CULTIVADA DESDE CEDO: A AUTONOMIA...   OU SEJA A HABILIDADE DE TOMAR DECISÃO BASEADO NAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS E EM SEU JUÍZO MORAL.

MAS COMO ESTIMULAR ESSA TOMADA DE DECISÃO POR PARTE DAS CRIANÇAS SEM QUE  ELAS PASSEM A DITAR AS REGRAS DA CASA? ALGUÉM COM 3 ANOS PODE RESOLVER O QUE VAI COMER OU VESTIR? SUA FILHA DE 15 ANOS PODE ANDAR SOZINHA DE MADRUGADA PELA CIDADE? QUANDO FAZ SENTIDO UMA CRIANÇA TER SEU PRÓPRIO TELEFONE CELULAR?



"ESTIMULAR UMA CRIANÇA A FAZER SUAS PRÓPRIAS ESCOLHAS É DIFERENTE DE DEIXÁ-LA MANDAR. ACREDITO QUE A BALIZA QUE DEVEMOS TER EM MENTE É: CASO A CRIANÇA OU ADOLESCENTE FAÇA DETERMINADA ESCOLHA, ELA OU ELE TÊM CONDIÇÕES DE ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS? UMA CRIANÇA DE 3 ANOS  QUE ESCOLHE O QUE COMER- MUITO PROVAVELMENTE OPTA APENAS POR DOCES OU FRITURAS...- TEM CONDIÇÕES DE SABER COMO ISSO AFETARÁ SUA SAÚDE? SE A RESPOSTA FOR NÃO, ESSA ESCOLHA NÃO PODE SER DA CRIANÇA.
"VOCÊ PODE ESTIMULAR ESCOLHAS ORIENTADAS,ABRIR ESPAÇOS PARA A CRIANÇA DECIDIR DENTRO DO RAZOÁVEL E IMPORTANTE PARA AQUELA FAMÍLIA. DIZER AO SEU FILHO QUE ELE TEM DE COMER ALGUM VEGETAL E DEIXÁ-LO ESCOLHER ENTRE BRÓCOLIS,VAGEM E COUVE,POR EXEMPLO". O MESMO ACONTECE COM AS ROUPAS. NÃO DA PARA DEIXAR ALGUÉM DE 3 ANOS SAIR DE SHORT NO FRIO OU DE FANTASIA SUFOCANTE NO CALOR. MAS A CRIANÇA PODE OPTAR DENTRO DE UMA PEQUENA VARIEDADE.



OUTRA QUESTÃO PARA SE LEVAR EM CONTA É QUE CADA FILHO É DIFERENTE. POR ISSO, OS PAIS DEVEM IR OBSERVANDO E APRENDENDO COM AS RELAÇÕES DE CADA UM.

"PARA ALGUMAS CRIANÇAS,LIDAR COM MUITAS OPÇÕES GERA  UMA ENORME ANSIEDADE, ELAS NÃO CONSEGUEM SE RESOLVER E ISSO EM VEZ DE AJUDAR,ATRAPALHA. JÁ OUTRAS DÃO CONTA. É PRECISO RESPEITAR E VALORIZAR O PROCESSO DE MATURIDADE DE CADA UMA, A SUA SINGULARIDADE".

                 CRIE SEU FILHO PARA O MUNDO...!!!



                             

Comentários

  1. Belo post, ainda não enho filho mas já imagino como será difícil lidar com essas situações.
    Gostei da dica de estimular a fazer escolhas orientadas.

    ResponderExcluir
  2. Cada criança tem sua personalidade, seu tempo, seus gosto. Nenhuma e completamente igual a outra por mais que sejam irmãos e é dever dos pais observar e ver que cada uma tem sua forma de ver o mundo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, as dicas são maravilhosas!

    ResponderExcluir
  4. Otimas dicas! realmente a personalidade de cada um e diferente, ate mesmo os gemeos tenho uma casal de sobrinhos gemeos e sao toalmente deiferente um do outro.Bjus

    ResponderExcluir
  5. Nossa que post super útil e interessante! :)
    Não sou mãe ainda, mas imagino como deve ser o dia a dia dos pais tentando auxiliar os filhos nas melhores escolhas.
    Gostei muito do post! ♡
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tenho dois filhos, cada um com uma personalidade totalmente diferente, um sempre foi mais fácil de explicar as coisas, já o outro sempre foi questionador e nunca aceitou um não como resposta, nessas horas acho que cabe o bom senso dos pais, só acho que não se deve dizer sempre sim a tudo, porque filhos precisam aprender limites, se não aprenderem em casa vão aprender na vida, e a vida nem sempre vai dar um colo ou passar a mão na cabeça deles. Creio eu que a palavra melhor no caso é equilíbrio, nem tanto lá nem tanto cá ...
    Estimular a conquistar seu espaço é válido, mas jamais deixar que virem ditadores (isso vale para ambos os lados).
    Muito bom o post!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, para quando eu tiver meus filhos!! Ótima lição.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post e das dicas!
    Não tenho filhos, mas acho importante posts como estes. Parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas e ja vou indicar o post para a minha irmã que tem filha.

    bjs
    Tissi

    ResponderExcluir
  10. Gostei das dicas. tenho filho e achei um maximo

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas pras mamães auxiliarem seus filhinhos.
    Amei.

    ResponderExcluir
  12. Amei o post eu tento muito trabalhar a autonomia da minha filha aqui em casa, o que acaba por ser um desafio grande já que ela é filha única e a vontade de dar tudo na mão é grande...hahaha mas como vc disse no post estamos criando nossos filhos para o mundo!
    Parabéns pelo post!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  13. Minha filha de dois anos é super independente, acho isso bem bacana, mas tento manter sempre o controle da situação, mas gosto de deixá-la escolher em algumas ocasiões!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto, meus filhos se tornaram um pouco independentes aos 2 anos, ou seja, fazia muita coisa sozinhos e queria fazer sozinho. Parabéns pelo ótimo texto.

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana o post.
    O meu acabou de fazer 6 anos e sempre repete que não é mais um bebê. kkk
    Bjão

    ResponderExcluir
  16. Tenho 3 filhos e de idades bem diferentes. A mais velha é do século passado rsrs brincadeiras a parte... a infancia da minha filha mais velha foi bem diferente dos caçulas... confesso que no mundo de hoje algumas autonomias tenho medo de dar. A padaria é na esquina da minha rua. Minha filha mais velha com 10 anos ia da padaria sozinha o meu do meio hoje com 11 anos, não tenho coragem de deixar. Acho esse assunto bem complexo de abordar, pois a autonomia não envolve só as coisas dele, dentro de casa...
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  17. Chris tenho uma menina de 5 anos wla é super inteligente, mas temos algumas regras em casa.
    Ela não encosta em celular, tablet, not não deixamos se aproximar dessa tecnologia.
    Na parte de sair de ksa não sei como iremos agir pois ela ainda é nova, mas xomo somos cristão ela não ira sair na madrugada isso com certeza kkk.
    Seu post retrata tudo que os pais passam, pois são feitas diversas perguntas como esta pelos filhos.
    Gostei muito bjs

    ResponderExcluir
  18. Os nossos pequenos também merecem essa atenção. Ótima iniciativa de ensinar a eles o caminho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROMOÇÃO / BOTICARIO MATCH

DIÁRIO DE UM BANANA/ COLEÇÃO COMPLETA

ESMALTE COLOR TREND EFEITO PONTILHADO