O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER ?

Essa pergunta vive rodeando as pessoas desde a infância e costuma ser seguida das mais diferentes respostas: PROFESSORA,MÉDICA,ASTRONAUTA,BOMBEIRO,CAMINHONEIRO,JOGADOR DE FUTEBOL e por ai vai,mas é por volta dos 16 anos que tal pergunta começa a realmente nos deixar de cabelo em pé. E ai está uma dúvida para atingir nossos jovens, que por si só, já vivem em um momento de constante incertezas e inseguranças.
  Com o fim do Ensino Médio e a proximidade do tão cobrado vestibular é comum a existência de  medo e ansiedade frente a tal decisão talvez a primeira dentre muitas que os esperam na vida adulta,afinal de contas, não é nada fácil escolher, aos 16,17 anos, o que você vai fazer pelo resto da vida.

Essa escolha pode ser guiada e influenciada por vários fatores, mas é de extrema importância que na hora da decisão, não seja apenas o  salário que conte. É necessário que, antes de se fazer a escolha, jovem possa refletir sobre si mesmo, sobre como visualizar seu futuro e qual imagina ser seu papel,ou,qual papel quer desempenhar na sociedade,pois escolher uma profissão também é escolher a maneira que você quer atuar na mesma -todas as profissões possuem papéis fundamentais no desenvolvimento da sociedade.
Portanto,com esses fatores em mente, há algumas dicas que podem ser úteis na escolha da profissão certa: faça uma lista das profissões que mais te chamam atenção e comece a pesquisar sobre elas- converse com estudantes que estão se profissionalizando,ou profissionais que já estejam formados, procure saber sobre a prática no dia a dia,mercado de trabalho,e se puder acompanhe-o  por algum tempo. Se imagine naquele lugar,fazendo aquelas coisas. Algumas Universidades realizam 'feiras de profissões' onde estão a disposição de jovens interessados em conhecer  melhor os cursos  que são oferecidos.
Tenha em mente que antes de chegar ao nosso objetivo precisamos trilhar um caminho. Pegue as grades curriculares dos cursos e de uma olhada. 'Você está disposto a estudar todas aquelas matérias'? 
O apoio dos pais é sempre muito importante nesse momento da vida dos filhos, mas atenção: a escolha profissional dos filhos não é um momento de realizações dos pais, por isso, é necessário ter cuidado redobrado para não forçar os jovens a seguir uma carreira que na realidade, é sonhada pelos pais e não por eles.
A escolha profissional é, antes de tudo, uma escolha pessoal, que deve estar de acordo com as características e aptidões de cada um, sendo um importante processo de construção da própria personalidade e de conhecimento sobre si mesmo...

E VOCÊ ESTÁ NA CARREIRA QUE ESCOLHEU...?
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO...

BEIJINHOS

Comentários

  1. O dinheiro não é tudo!
    Ter um ótimo ambiente de trabalho, qualidade de vida manda muito mais!
    Post bacana!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o dinheiro não é tudo. É muito importante procurar uma profissão que te satisfaça, assim será um excelente profissional. Adorei o post.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa é realmente uma escolha muito difícil...achar algo que sentimos prazer em fazer é algo bem complicado!

    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tem que escolher uma profissão que gosta mesmo.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já quis ser tantas coisas, e é realmente mt dificil escolher.. agora to indo no caminho certo.

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse texto! Sempre pensei que não conseguiria trabalhar com algo que não gostasse e acho que escolhi a profissão certissima pra mim! Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Quando podemos aliar, os dois é ótima, mas nem sempre dá, e nós precisamos sobreviver não é mesmo?
    Mas mesmo não fazendo o que sonhei, o que faço me dá muito prazer ... Ótimo texto ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  8. Eu escolhi ser Professora...e amava alfabetizer...não leciono mais, mas não me via fazendo outra coisa. Hoje, é a vez do meu filho...ele acha dificil escolher aos 17 anos o que vc vai fazer pelo 'resto da vida', embora ele sempre tivesse muito claro consigo desde bem pequeno o que queria ser quando 'crescesse'. Escolha feita, tento passar ao máximo para ele a tranquilidade que quase ninguém tem em relação ao ENEM, Vestibular, etc. Mas é dificil kkkkkk
    Sempre passo para ele, que claro, dinheiro é importante, temos que construir nossa vida...mas é muito importante fazer aquilo que o seu coração se alegra quando vc vai fazer. Tudo flui melhor, e com certeza, nos sentimos mais felizes e realizados... adorei seu post
    Beijos,
    Alê | Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *correção: alfabetizar
      Hoje estou demais, affs

      Excluir
  9. Achei lindo seu post, acho que nessa hora da escolha tem mesmo que optar pelo que você gosta de fazer.
    Se tiver como unir na sua escolha uma profissão rendável e que te faça feliz, a escolha está certa.
    Já passei com as filhas a fase das escolhas e graças a Deus deu tudo certo.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post!! Quando eu era criança quis ser muita coisa. Hoje, sou formada, mas no momento não exerço a minha profissão. E realmente o dinheiro não é tudo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Lembro que quando chegou minha vez eu queria tantas coisas. kkk
    O dinheiro é bom? É, mas não é tudo. Adorei o post.
    Meu garoto tem 6 anos e já diz que quer ser construtor, que gosta de construir e criar coisas.
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. A tarefa de escolher ainda é mais difícil quando se é como eu indecisa com tudo kkk.
    Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  13. A indecisao é tao complicada ne
    Principalmente como anda nosso pais

    ResponderExcluir
  14. Também penso assim, dinheiro é bom, mas não é tudo! Temos que fazer o que nos deixa felizes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROMOÇÃO / BOTICARIO MATCH

DIÁRIO DE UM BANANA/ COLEÇÃO COMPLETA

ESMALTE COLOR TREND EFEITO PONTILHADO